quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TSU 2

Ao contrário das outras ciências cujas teorias são validadas pelos seus pares, os economistas só estão de acordo em discordar.


A polémica com a TSU, mostra bem esse desacordo, Segundo o DN, a Universidade do Minho chegou à conclusão que a proposta do Governo iria provocar um desemprego de mais 68 mil! Exactamente ao contrário do que esperava o Governo com o apoio da Troika.

Na realidade é espantoso como se chegam a estes núneros.

Vejamos, a medida proposta iria aumentar a lqiuidez das empresas sem margem para dúvidas, pois se as despesas obrigatórias diminuem fica dinheiro disponível desta economia.

O que é que os empresários podem fazer com essa disponibilidade?

Podem:

-aumentar os ordenados dos seus trabalhadores para compensar a perda de poder de compra. Nesse caso fica tudo na mesma ou quase.

-Investir no aumento de produção ou aumentar fundo de maneio para reduzir dependência da banca. Em ambos os casos será positivo, quer para a economia quer para o Estado que arrecadaria mais IRC.

-Distribuir os lucros acrescidos, o que iria aumentar os impostos a cobrar e aumentar as disponibilidades dos accionistas ou sócios, Estes podem gastas mais aumentando o consumo ou poupar, aumentando a liquidez da banca (a não ser que guardem o dinheiro no colchão) ou o transfiram para o estrangeiro (nesse caso pode ser taxado.



Com tantas possibilidades e sendo impossível que todos os empresários optem pela mesma finalidade a dar às disponibilidades criadas pela redução da TSU, o que será certo é que haveria uma proporção indeterminada distribuídas por estas possibilidades.



Sendo assim como se pode avançar com números de previsão das consequências. Só porque os erros que se viessem a verificar são sempre justificáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário