quinta-feira, 28 de julho de 2011

socialismo.pt

O prof. Cesar das Neves num artigo recente no DN afirmava que os portugueses são socialistas. Isto porque gostam que o Estado conduza e condiciona as suas vidas. Estou inclinado a dar-lhe razão, mas há algumas contradições nesta atitude dos nossos compatriotas.
Primeiro, gostam que o Estado lhes providiiem tudo mas detestam pagar impostos e tudo fazem para o evitar, legal ou ilegalmente. Sem impostos não há Estado, oque é um inconveniente insuperável.
Segundo, não confiam nos Políticos, provavelmente com alguma razão, mas são eles que determinam as acções do Estado.
Terceiro, não são zelosos cumpridores das leis, embora sejam estas, que permitem o fincionamento regular do Estado.
Na verdade, os Portugueses não se incomodam com essas contradições, nem com estas, nem com outras. A coerência não é muito prezada nentre nós.Por isso, é vulgar quando se referem a políticos menos honestos ou com pior reputação, o dito “eles todos roubam, mas este faz coisas”.
Parece que o sentimento de classe em Portugal, se limita a defender a todo o custo os seus confrades, quer tenham um comportamente ético ou não. Por isso a dificuldade de aprovar leis contra a corrupção, a dificuldade em condenar e punir comportamentos inaceitáveis, quer por parte de associações como as das polícias, quer dos Juizes, quer Ordens ou Sindicatos. Estas citações são unicamente feitas a título de exemplo, e infelizmente são quasi generalizadas.
Realmente, o objectivo de assegurar o bom nome das Associações, Ordens e todas as associações de classe deveria ser feita de modo a assegurar que os seus menbros não incorriam em comportamentos irregulares, e quando isso acontecece, a sua punição seria efectiva.
A defesa do “bom nome” , parece não ter sentido, quando se lê na imprensa que num julgamento, dum caso relativo a este assunto, que “qualquer pessoa tem direito ao bom nome, mesmo que os factos imputados sejam verídicos”. Ou seja qulquer criminoso ou marginal tem direito ao “bom nome”. Então quem estar interessado em ter esse “bom nome” garantido por lei?
As contradições, inconerência e o absurdo, campeiam impunemente na sociedade Portuguesa.
Mas , não é isto que determina o chamado “socialismo dos Portuguese”. Não é , mas facilita.

28-7-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário